:: Notícias ::

Pesquisa mostra que músicos têm melhor audição na velhice

Segundo um estudo revista científica "Psychology and Aging" (Psicologia e Envelhecimento, em inglês), músicos apresentam menos problemas de audição causados pela velhice quando comparados a outras. A pesquisa foi feita pelo instituto de pesquisa Baycrest''s Rotman, em Toronto, no Canadá.

Foram entrevistados 74 músicos e 89 pessoas comuns, com idades variando entre 18 e 91 anos. Os participantes de ambos os grupos passaram por testes para detectar quando sons surgiam do nada ou momentos de silêncios eram interrompidos por algum ruído contínuo. Ambos os grupos usaram fones de ouvido e mantidos em salas com isolamento acústico.

Na pesquisa, os músicos de 70 anos conseguiam manter a capacidade de diferenciar sons no ambiente com a mesma habilidade de uma pessoa de 50 anos que não pratica nenhum instrumento. A equipe responsável pelo estudo acredita que o exercício de apreciação de sons - uma prática constante pra músicos - faz o cérebro dos profissionais ficar menos vulnerável à idade. Para os especialistas, treinar o sistema de audição do corpo previne contra a perda de audição com o tempo.

Fonte G1

voltar
Landscape Audio Systems